Direitos iguais: eu posso, mas você não.

Países ocidentais procurando por provas que confirmem que o Irã esta desenvolvendo armas nucleares.
Há algum tempo os noticiários vem dando enfase ao programa nuclear iraniano, mostrando este como uma ameaça a região do Oriente Médio. Essa preocupação toda é baseada nas acusações dos EUA e de seu aliado na região, Israel. Segundo estes paises este programa não tem finalidades pacificas e sim busca enriquecer urânio para fins militares, ou seja, construir bombas atomicas e colocar o Irã no seleto grupo de países com capacidade nuclear.
Dois países vizinhos do Irã e de Israel já passaram por tal experiência e tiveram suas usinas nucleares varridas do mapa pela aviação israelense, Iraque em 1981 e Siria em 2007. O interessante neste história é que Israel é a unica potencia nuclear da região e não sofre qualquer tipo de vistoria nem de sanções por possuir armas nucleares. A alegação é de autodefesa, ter armas nucleares para garantir sua sobrevivência em meio a vizinhos hostis. Dentro deste contexto por que o Irã não pode ter armas nucleares para sua proteção também? Por que determinada nação pode e a outra não?
Não há dúvidas que o Irã esta disposto a construir sua bomba atômica, a dúvida é se algum país será capaz de interromper isso. Israel e EUA sabem que precisam agir o mais rápido possível, mas só não sabem como. Israel sabe muito bem usar sua força e seu poderio militar contra palestinos e grupos de resistência, mas está hesitando contra uma força mais estruturada.


Links relacionados:



A escolha do novo caça do Brasil




Amostra do poderio militar russo




Osirak, o retorno

Compartilhe este artigo :
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. O mundo das idéias - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger