A Caçada ao Outubro Vermelho


Filmes de histórias e conflitos militares sempre foram os meus preferidos, sejam eles os da I e II Grande Guerra Mundial, os do Vietnã e os mais recentes que retratam os conflitos no Golfo e na ex-Iuguslávia. Esses filmes podem ser focados em diferentes cenários, infantaria, marinha e a guerra área. Seja qual for o cenário a minha atenção estará voltada.
Dentre os cenários citados temos o mar onde temos alguns filmes de excelentes histórias, entre eles, esta o meu favorito, A Caçada ao Outubro Vermelho. Este filme mostra o contexto da geopolítica nos difíceis tempos da guerra fria. A extinta URSS tinha o submarino nuclear como seu principal vetor para projetar seu poderio de dissuasão a nível global. Isso se dava a uma característica importante do submarino nuclear, sua capacidade de navegar por muito tempo sem necessidade de reabastecimento e em silêncio.


A Caçada ao Outubro Vermelho é um filme que foi lançado em 1990 dirigido por John McTiernan uma adaptação do livro do autor Tom Clancy. A história gira em 1984 quando um submarino nuclear soviético, o Outubro Vermelho, comandado pelo Capitão Marko Aleksandrovich Ramius (Sean Connery) parte de sua base para uma rotineira missão de treinamento. Este submarino é o sétimo submarino da classe Thyphoon e possui um novo dispositivo que lhe proporciona navegar em silêncio. Mas, o que parecia ser mais uma missão de treinamento se torna um pesadelo para os soviéticos. Ramius pretende desertar com seus oficiais e os soviéticos ao saberem disso iniciam uma caçada para encontrar e afundar o Outubro Vermelho. Ao mesmo tempo informam aos norte-americanos que Ramius pretende atacá-los com seus mísseis o que força os norte-americanos a também se unir na caçada ao Outubro Vermelho. No meio disso tudo aparece Jack Ryan (Alec Baldwin) que é um analista naval da CIA e que desconfia da intenção de Marko Ramius de desertar. Agora Ryan precisa convencer os norte-americanos que Marko Ramius pretende desertar e precisa fazer isso antes que norte-americanos e soviéticos afundem o Outubro Vermelho.
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 6 comentários

7 de julho de 2010 às 06:37

Tenho o livro e acredita que ainda não li? Seu post me obriga a colocá-lo na fila. Bjs

29 de julho de 2010 às 14:37

Hum. Também sempre gostei de ler sobre guerras. Horrível o que vou dizer, mas era a parte que me divertia nas aulas de história.

31 de julho de 2010 às 06:57

achei muito interessante e vooc tá de parabéns,
to te seguindo passa lá no meu e me segue Beijos !

http://tictacteen.blogspot.com/

18 de setembro de 2010 às 13:02

Olá passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

27 de setembro de 2010 às 17:11

olá...muito legal seu blog, sempre que da estou dando uma olhadinha...parabéns continue sempre assim...já estou te seguindo...
tenho um blog também poderia seguir?

http://www-cinemagico.blogspot.com/

23 de junho de 2011 às 05:49

O Capitão Marko Alexandrovich Ramius é um traidor safado. E o fato de ele ser lituano não é justificativa.

Postar um comentário
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. O mundo das idéias - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger