O aumento da passagem de ônibus

A cidade de São Paulo recebeu um belo presente neste início de 2011, um aumento no valor da passagem de ônibus. Agora pagamos R$ 3,00 para andar de ônibus pela cidade.
Com esse valor é de esperar um transporte de qualidade e eficiente, mas o que temos no dia a dia são ônibus super lotados com atrasos nas saídas e chegadas. Essa semana aconteceu algo muito curioso, ao pegar o ônibus no terminal para ir ao trabalho o cobrador viu que muitas pessoas ficaram na fila para aguardarem o próximo ônibus e poderem ir sentadas e melhor acomodadas. Ao perceber isso o cobrador sugeriu que os passageiros que ficaram na fila entrassem porque o próximo ônibus iria demorar para chegar, pois estavam com falta de funcionários.

Ao começar o trajeto a catraca começava a travar quanto os passageiros iam passar o bilhete único. E tudo isso acontecia com o ônibus em circulação e a aglomeração de pessoas próximo a catraca ia aumentando conforme iam entrando mais pessoas. O cobrador informou que o ônibus já saiu da garagem com esse problema e havia um fiscal da SPTrans no terminal que foi avisado desse problema e não tomou nenhuma atitude.
Por fim, o motorista resolveu encostar o ônibus e pedir, gentilmente, para que todos descessem e pegassem outro ônibus.
Os atrasos nessa linha de ônibus são constantes e sempre no melhor horário de todos, o horário de pico. Acredito que esse não seja um caso isolado e coisas semelhantes acontecem em outras linhas e em outros bairros.

Em outra situação tive que embarcar em um ônibus no Ipiranga com destino ao Terminal Santo Amaro e o ônibus estava cheio de baratas. Eram muitas, como estava calor elas se esbarravam no chão do ônibus pegando restos de salgadinho, pipoca e outras coisas.
Como pode um cidadão pagar R$ 3,00 para andar em transportes tão largados como esses que temos? Pelo jeito vou ter que andar com um inseticida na mochila para esse tipo de ocasião, pois as empresas não tem condições de detetizar seus veículos.

Agora fica a pergunta, será que o valor da passagem não é suficiente para os ônibus terem uma manutenção preventiva mais eficiente?
O que esta faltando, mais um aumento?
Qual a finalidade de um fiscal da SPTrans?
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 1 comentários

5 de fevereiro de 2011 às 14:24

Eu que pego ônibus todos os dias sei do que passamos. Já aconteceu de estar sentada e vejo uma baratinha pequena passeando pela janela.. Do meu lado!
E já aconteceu muitas vezes de estar chovendo e pingando dentro do ônibus.
Enfim, acho um absurdo pagarmos 3,00, poxa vida, 3,00 só pra pegar um ônibus.. Acho que o preço devia variar de acordo com a distância. Acho um desperdício gastar 3,00 só pra ir em um lugar à 10min de distância.RS E olha que não sou muquirana..
MAs se andássemos em ônibus bons e limpinhos, não esses cacos que andam por aí, tudo bem, saberia que meu dinheiro esta sendo investido.

Postar um comentário
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. O mundo das idéias - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger