Empresa japonesa promete Elevador Espacial para 2050

A empreiteira japonesa Obayashi, muito famosa no Japão e responsável por ter contruído a torre Tokyo Sky Tree de 634 metros, anunciou que tem um plano de construção de um elevador espacial. A idéia é antiga e já mexe com o imaginário do homem servindo de palco para filmes de ficção científica como o clássico "2001: uma Odisseia no Espaço".

Mesmo com o avanço tecnológico atual ainda leverá um tempo para o projeto ficar pronto, mas
muitos outros duvidam que tal elevador espacial possa mesmo ser construído. Os defensores do projeto afirmam que isso é possível graças a descoberta dos nanotubos de carbono que formariam um cabo forte e longo da Terra até o espaço. Os nanotubos de carbono são estruturas cilíndricas muito resistentes e suportariam o peso e a distância necessária para a viagem espacial.

Você também pode se interessar em saber O que aranhas da Mata Atlântica e o Personagem Predador tem em comum.
Saiba também como anda o projeto do Submarino Nuclear Brasileiro.

Concepção de um elevador espacial.
Em 1895 o cientista russo Konstantin Tsiolkovsky teve a idéia de uma torre partindo da Terra e alcançando um satélite a 35 mil quilômetros de altura. Mas, a idéia só passou a ser considerada realmente possível nos anos 90 com o surgimento dos nanotubos de carbono.

Os crítcos alegam que o prazo longo do projeto é mais um motivo para duvidar da viabilidade do elevador espacial. Seja como for, a empresa já informou como será o funcionamento do elevador que terá uma capacidade para transportar 30 passageiros, a velocidade ficaria em torno de 220 Km/h até chegar em uma estação espacial a 36 mil quilometros de distância da Terra. Motores magnéticos seriam usados para impulsionar o elevador através do cabo de nanotubos de carbono. Na estação haverá um hotel espacial para acomodar os viajantes que ainda poderão visitar as instalações e acompanhar os projetos em andamento. O projeto do elevador espacial tem previsão para ser construído em 2050.
hoteis_e_viagens/afiliados/300x250.gif
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 5 comentários

27 de janeiro de 2013 às 13:57

Japoneses são fera mesmo, sempre inovando

http://blogdoitalogomes.blogspot.com

Anônimo
30 de janeiro de 2013 às 01:20

Servindo de cenário para o filme 2001? Onde você viu um elevador espacial no filme???? Foi o escritor Arthur C. Clarke, do conto "O Sentinela", que serviu de inspiração para o filme, que criou o conceito de elevador espacial, e o utilizou em alguns de seus livros... mas nunca apareceu um elevador espacial do filme 2001.. e nem no 2010 :)

30 de janeiro de 2013 às 04:52

Anônimo,

verdade não aparece mesmo, mas o conceito de viagem ao espaço através de meios não disponíveis na época é uma forma de retratar tecnologias que serão usadas para esse fim. O elevador espacial faz parte e outros equipamentos que surgirem também, pois a idéias é antiga.

Obrigado por sua participação.

Anônimo
30 de janeiro de 2013 às 07:47

Na verdade aparece isso no livro "3001 - A Odisséia Final", o quarto e último da série iniciada com o 2001.
Foi um erro na hora de traduzir/escrever a notícia :)

30 de janeiro de 2013 às 08:34

Anônimo,

Obrigado pela correção.

Postar um comentário
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. O mundo das idéias - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger