A maior cidade do país e seus principais problemas

Em uma pesquisa realizada pelo Datafolha entre 13 e 14 de Junho de 2012 foi levantado os maiores problemas da cidade de São Paulo. Entre os entrevistados estavam homens e mulheres maiores de 16 anos, de todas as regiões e que votam na cidade. Os problemas de São Paulo são criticos e as soluções não parecem ser a curto prazo. A única certeza é a insatisfação da população que não vê uma solução para esses problemas, mesmo com a troca de prefeitos e partidos ao longo dos anos na prefeitura paulista os problemas continuam sem solução.


Aqui você pode ler sobre outros temas relacionados a cidade:
Proibido o uso de aparelhos sonoros.
Escolhendo o melhor restaurante para a ocasião certa.
As maiores pragas de uma grande cidade.

Os principais problemas da cidade segundo a pesquisa do Datafolha foram os seguintes:

Saúde Pública com 26%


Um problema causa outro problema mais adiante e a saúde pública parece ser o ponto final de todos eles. Uma cidade com mais 11 milhões de habitantes, trânsito caótico, vítimas de trânsito e da violência da cidade todos os dias, pessoas estressadas e hipertensas precisa de um sistema de saúde adequado para suportar esse alto número de pacientes. Mas, o que se vê na cidade é um número insuficiente de leitos e demora para realizar exames comuns. A desorganização e a falta de comunicação entre o AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e a equipe de saúde da família é um dos fatores que contribuem para que os prontos-socorros fiquem lotados. Muitos dos casos poderiam ser resolvidos no atendimento primário, mas isso não acontece. Tudo isso faz a saúde pública ser a maior de todas as preocupações dos paulistanos.
 

Segurança 16%


O problema da segurança pública é compartilhado, mas cada um tem que fazer sua parte e a prefeitura esta incluída nesse processo. A cidade de São Paulo tem um alto número de furtos, roubos de veículos, tráfico de drogas e homicídios. A segurança pública é dever do governo estadual, mas o governo municipal pode ajudar cuidando melhor da iluminação, ruas limpas e calçadas que possobilitem o trânsito de pedestres, limpeza e corte de gramas e matos das áreas mais isoladas. Existe muita coisa que se pode fazer para dificultar a ação de criminosos. Além do mais, a participação de Guarda Civil Metropolitana é primordial para inibir a ação da criminalidade.
 

Transporte coletivo 15%


Os usuários do transporte público na cidade de São Paulo tem uma vida complicada para irem ao trabalho e voltarem para casa. O sistema não funciona, os ônibus parecem não ser suficientes para atender a essa gigantesca massa de usuários, as linhas de metrô e trem também não desafogam como deveriam fazer. A cidade esta mais do que atrasada em números de linhas de metrô, tudo funciona na dentro do papel, mas as obras não saem do projeto e quando saem são logo paradas por irregularidades atrasando, ainda mais, o que já esta atrasado. Os corredores de ônibus ficaram estagnados e o que deveria ser um transporte rápido e eficiente se torna outra vítima de um trânsito caótico. A solução é custosa e demorada, novos corredores de ônibus e novas linhas de metrô, enquanto nada disso sair das promessas os usuários vão continuar nos pontos de espera por muito tempo e espremidos dentro dos ônibus e vagões.
 

Enchentes 6%


A cidade de concreto não consegue escoar as águas das chuvas, que são mais intensas entre Novembro e Março. O sistema em uso hoje coleta a água para depois envia-la aos bueiros, isso não se mostra mais suficiente para conter o volume das águas e as enchentes são constantes. Uma mudança radical na estrutura de escoamento levaria a fortes divergências entre aqueles que deveriam providenciar uma solução e entre  a queda de braço dos egos as chuvas vão acontecendo, as enchentes aparecendo e toda temporada de chuva já sabemos o resultado. Mais áreas verdes com calçadas revitalizadas para absorver as águas seria uma solução apontada pelos especialistas.
 

Educação 6%


Filas nas creches e a qualidade ruim do ensino fundamental são as principais queixas da população. Para os especialistas a prefeitura poderia disponibilizar novas creches utilizando os espaços que estão em dívida com a prefeitura. Em relação ao ensino fundamental melhores salários e uma diversificação nas atividades incluindo estações de ciência e museus.
 

Trânsito 6%


Como um problema leva a outro a falta de um sistema de transporte público adequado leva a mais carros nas ruas e, consequentemente, mais trânsito. A cidade de São Paulo registra recordes de engarrafamentos a cada ano e novas vias, viadutos e pontes estaiadas para servirem de cartão postal para redes de TV transmitirem seus telejornais não são a solução para resolver o problema. Transporte público de qualidade e o incentivo de bicicletas é a solução a curto é médio prazo. Andar de bicicleta é fazer exercício e saudável, mas o brasileiro é tão apaixonado por carros que nem se importa com isso. Em muitos países europeus o uso da bicicleta é praticado para locomoção de casa ao trabalho, isso não acontece somente na China e Japão. Como brasileiro gosta muito de copiar o estilo de vida de certos países, poderiam pegar esse tipo de exemplo para fazerem igual por aqui.
 

Lixo na rua 5%


O lixo espalhado nas ruas é outro problema apontado na pesquisa do Datafolha. O que facilita para lixo na rua são catadores de material reciclável que rasgam os sacos de lixo e deixam largados nas ruas, além de cachorros que fazem o mesmo, mas só que a procura de comida. Apenas 1,2% do lixo recolhido na cidade é separado para reciclagem. O que se pode fazer é um trabalho de educação da população para reciclar o lixo, e a prefeitura instalar mais contêineres de coleta seletiva. Os incentivos para isso podem vir de muitos modos, entre eles na distribuição de panfletos explicativos, nas escolas e, principalmente, na TV. Com uma boa campanha de educação e coleta o lixo na rua vai diminuir.
 

Calçamento 3%


Calçadas mal cuidadas, obstáculos, raízes de árvores são alguns dos problemas apontados nesse outro ponto negativo da cidade. De quem é a culpa do proprietário ou da prefeitura? Poderia haver um concenso entre ambos para resolver esse problema. Criar um modelo de calçada ou um projeto em conjunto para melhorar a passagem das pessoas é algo a se estudar. Seja como for, as calçadas de São Paulo representam um ponto negativo e são desaprovadas pela população.
 

Tráfico de drogas 2%


O combate ao tráfico de drogas é um trabalho da polícia Militar, Civil e Federal, porém, cabe a prefeitura ajudar com melhores centros de reabilitação para dependentes químicos. A Guarda Civil Metropolitana também pode ser útil patrulhando pontos importantes da cidade e comunicando a polícia Militar sobre atividades ligada ao narcotráfico.
 

Moradia 2%


Segundo levantamento do IBGE de 2010 11% da população paulistana vive em áreas ocupadas. Isso inclui curtiços, prédios invadidos e, principalmente, favelas isso torna a habitação em São Paulo um problema crítico. A cidade de São Paulo tem um custo de vida alto e para uma família poder comprar uma casa precisa fazer um alto investimento. A realidade da maioria das pessoas é que precisam trabalhar para manter o básico e não podem juntar 200, 300 mil reais para comprar uma casa ou apartamento. A prefeitura precisa continuar investindo em apartamentos populares como Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação) e buscando outras alternativas para facilitar a compra de um imóvel para quem deseja faze-lo.
 

Desemprego 2%


O que leva a taxa de desemprego em São Paulo ser o dobro da taxa de desempregados da Grande São Paulo é a falta de qualificação. As exigências são grandes e os recém-formados não estão devidamente preparados para realizarem essas funções. O que pode ser feito é preparar melhor os jovens antes de sairem em busca da vida profissional. Há muitos que procuram por carreiras que já estão saturadas e nestes casos a concorrência é maior. Uma boa pesquisa de setores que mais carecem de mão de obra pode ser uma boa alternativa.
 
Combo com suplementos alimentares (650436)
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 6 comentários

27 de janeiro de 2013 às 07:49

Na verdade, acredito que esses são os principais problemas do país, claro que numa cidade como São Paulo, tudo isso fica muito mais evidente.

27 de janeiro de 2013 às 08:32

São Paulo em si já é um grande problema.

27 de janeiro de 2013 às 09:21

Não só São Paulo, mas o país em sí já vive esses problemas.

14 de junho de 2016 às 10:02

Oi Pessoal gostaria de pidir para vocês se escreverem no meu canal "Laláh Rafáh"

14 de junho de 2016 às 10:03

Oi Pessoal gostaria de pidir para vocês se escreverem no meu canal "Laláh Rafáh"

29 de agosto de 2018 às 14:04

Vai toma no seu cú

Postar um comentário
 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. O mundo das idéias - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger